top of page
Entenda o Transtorno de Personalidade Esquiva

Publicado em 18 de maio de 2015 por admin

 

"É caracterizado por uma evitação global comportamental e emocionais e cognitiva, mesmo quando essa evitação impede objetivos ou desejos pessoais. Temas cognitivos que provocam a evitação no TPE incluem a autodesvalorização, a crença de que pensamentos ou emoções desagradáveis são intoleráveis e a suposição de que mostrar aos outros o "verdadeiro eu" ou se expressar de forma assertiva despertará rejeição. [...]
A pessoa com TPE acredita, tipicamente, que "Eu sou socialmente inepta ou indesejável" e "As outras pessoas são superiores a mim e me rejeitarão ou criticarão quando me conhecerem".
As pessoas com TPE apresentam baixa tolerância à disforia, dentro e fora da sessão, e usam diversas atividades, incluindo abuso de substâncias, para se distraírem de cognições e emoções negativas. Podem buscar terapia por depressão, transtorno de ansiedade, abuso de substâncias, transtorno do sono ou queixas relacionadas ao estresse, incluindo transtornos psicofisiológicos. Elas podem ser atraídas para a terapia cognitiva por ser uma terapia breve e por acreditarem (erroneamente) que essa forma de terapia requer pouca auto-revelação ou nenhuma revelação da história pessoal."
No tratamento é essencial que haja uma aliança terapêutica forte, para que o paciente sinta-se seguro para experimentar novos comportamentos. Técnicas de manejo do humor são empregadas para ensinas os pacientes a manejar suas depressão, ansiedade e outros transtornos.

Fonte:BECK, A.T; FREEMAN,A; DAVIS, D.D. Terapia Cognitiva dos Transtornos da Personalidade.2ª ed. 2005. Porto Alegre - RS.

Anchor 4
bottom of page